segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mídias Sociais: Criar, Partilhar e Socializar...

Estratégias de marketing em mídias sociais

                        imagem96

Você deve estar em uma boa posição para alterar sua abordagem de brand equity, segmentação, comunicação, conteúdo e estabeler de metas realistas. Sua estratégia deve definir explicitamente os objetivos do negócio que você quer que seus esforços de marketing digital ajudem a alcançar. Tal como acontece com qualquer outra jornada, você só pode planejar uma rota eficaz se você tem um claro e inequívoco destino em mente desde o início. A clareza dos objetivos pode trazer o sucesso ou o fracasso à sua estratégia.

Então, o que busca entrando nas mídias sociais?

  • Monitoramento contínuo das conversas sobre marcas, produtos e serviços?
  • Participação da empresa nas conversas, criando uma via de duas mãos?
  • Identificar os clientes e estimular aqueles mais entusiasmados a disseminarem mensagens positivas sobre a marca, produto ou serviço?
  • Estimular os consumidores a se apoiarem mutuamente em comunidades?
  • Ajudar os clientes a trabalhar uns com os outros para melhorar seus produtos e serviços?

Seja qual for seu objetivo, o marketing nas mídias sociais requer uma abordagem diferente:

  • O novo marketing é diferente por que nele o diálogo é transparente e natural, com credibilidade;
  • O valor da marca é determinado pelos consumidores;
  • A segmentação é feita através do comportamento, atitudes e interesses;
  • O conteúdo é feito por profissionais e também por consumidores;
  • Marketing é mais do que somente propaganda e branding;
  • As pessoas querem autenticidade;
  • As pessoas querem participar, não propaganda;
  • Em vez de provocar uma interrupção, o marketing entrega o conteúdo apenas no momento em que as pessoas precisam dele;

O marketing nas mídias sociais se baseia em avaliar o perfil, estabelecer objetivos, elaborar estratégias e definir quais elementos (tecnologias) adotar para se comunicar com os consumidores.  As estratégias de marketing, quando bem executadas, podem mudar profundamente a maneira como uma organização se relaciona com seus consumidores.

Embora a próxima geração do marketing esteja ainda em sua infância, as mídias sociais já estão tendo um efeito. Não importa o tipo de negócio em você esteja, as metas do marketing permanecerão as mesmas de sempre – atrair e manter clientes. No entanto o papel do marketing mudou e as mídias sociais estão promovendo essa mudança.

As empresas com alto grau de engajamento em mídias sociais são vistas como empresas focadas no cliente, inovadoras e a mudança não se da apenas na imagem, mas também, na própria mentalidade da organização que passa a acompanhar as necessidades e desejos dos consumidores.

Diante desse panorama, a web abriu uma grande oportunidade para chegar diretamente a nichos de compradores com mensagens direcionadas que custam uma fração dos altos orçamentos de publicidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário