sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Hummm... Delícia!

                                                                           


 


A HISTÓRIA DO CAFÉ
 


 
Há cerca de trezentos anos, o café tem sido uma bebida popular em todo o mundo civilizado, mas pouco se sabe sobre a maneira exata como foi descoberto.
Talvez você tenha ouvido algumas lendas antigas sobre cabras pastando nas montanhas, comendo os frutos do cafeeiro, e em seguida dando cabriolas devido às propriedades estimulantes do café.
O café teria sido “descoberto” por pastores que casualmente perceberam que seus animais ficavam mais espertos e resistentes quando comiam aquela pequena cereja (o fruto do café). Um desses pastores passou a colher essas cerejas e prepará-las para consumo próprio, esmagadas com manteiga.

 Os vizinhos árabes foram os primeiros a cultivarem o café, até o final do século dezessete, vinha totalmente da Arábia e era conhecido como Moca, o nome da cidade de sua origem. Mais ou menos naquela época, espertos mercadores holandeses, percebendo a crescente demanda e as perspectivas de um novo comércio, induziram seu governo a experimentar a plantação de café nas possessões das Índias Orientais Holandesas. O governador da Ilha de Java distribuiu sementes em várias partes da Ilha e devido à fertilidade do solo e as condições climáticas favoráveis, logo as plantas se desenvolveram. De Java, o café espalhou-se para as Índias Ocidentais e finalmente para a América do Sul e Central, onde o clima era particularmente propício ao rápido desenvolvimento do cafeeiro. Ali o seu cultivo foi feito de maneira extensiva, até agora, e provavelmente 90% de todo o café cultivado vem do Hemisfério Ocidental.

 Dicas de cafeterias em Porto Alegre/ RS

 * Z café - http://www.zcafe.com.br
* Café do Porto -
http://www.cafedoporto.com.br
* Pão da Nona - Rua Paes de Andrade, 175  Menino Deus  (51) 3233-3599
* Expresso Café - Rua Vinte e Quatro de Outubro, 395 / 30 Moinhos de Vento (51) 3019-1683 (Galeria Florêncio Ygartua)




Meninas, confesso que sou uma viciada em café.


Falando nisso...


Nenhum comentário:

Postar um comentário